Núcleo de Filatelia de Faro

terça-feira, 31 de maio de 2011

Selo Personalizado "Maio - Mês do Coração"

Caros colegas,


como é do conhecimento de muitos de vós este mês foi dedicado ao mês do coração pelas autoridades de saúde do nosso país.


Para assinalar essa data a Unidade de Cuidados na Comunidade (saúde escolar) decidiu elaborar um conjunto de iniciativas na Ilha da culatra, conforme nota de imprensa que reproduzimos  a seguir:



UCC de Faro realizou acções de sensibilização e rastreios na Ilha da Culatra para assinalar
«Mês de Maio, Mês do Coração»
Atenção, abrirá numa nova janela.
Sob o lema «o coração está nas tuas mãos», a Unidade de Cuidados na Comunidade de Faro, unidade integrante do ACES Central, em parceria com a Junta de Freguesia da Sé, Associação de Moradores da Culatra e o Núcleo de Faro da Cruz Vermelha Portuguesa, promoveram, no dia 12 de Maio de 2011, um conjunto de actividades de sensibilização e promoção da saúde e hábitos de vida saudável junto da população da Ilha da Culatra.


Inseridas nas comemorações do «Mês de Maio, Mês do Coração», as acções de sensibilização decorreram durante a manhã no recinto desportivo da Associação do Culatrense com a realização de rastreios, e durante a tarde com acções de promoção de alimentação saudável na Escola Primária e Jardim de Infância locais e ainda com visitas domiciliárias aos utentes que se encontram acamados, com o objectivo alertar a população para a importância da prevenção das doenças cardiovasculares e simultaneamente promover hábitos e estilos de vida saudáveis quer nos adultos quer nas crianças.

A população respondeu de forma positiva ao convite da organização para se deslocar até ao recinto da Associação Desportiva Culatrense, onde se encontravam vários stands das diversas colectividades locais e no meio de «muita animação», os técnicos de saúde da Unidade de Cuidados na Comunidade de Faro, assim como da Cruz Vermelha Portuguesa do Núcleo de Faro, realizaram rastreios ao colesterol, glicemia, tensão arterial, avaliação do índice de massa corporal e simultaneamente prestaram esclarecimentos e aconselhamentos sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada conciliada com a prática de actividade física regular.

Ao mesmo tempo que decorreram os rastreios, sempre animados pela presença da «Dra Pan» dos Hospalhacitos do Algarve (voluntários animadores para a saúde), as pessoas que se encontravam no local tiveram ainda oportunidade de realizar uma aula de ginástica e aeróbica promovida por uma professora de educação física convidada pela Junta de Freguesia da Sé e no final assistiram ao concurso do selo “ culatra, no coração” concurso de sopas promovido pelo Centro Social da Ilha da Culatra com o objectivo de chamar a atenção para importância do consumo diário de sopa.

A Enf. Patrícia Grelha da UCC de Faro, uma das principais impulsionadoras desta actividade, mostrou-se bastante satisfeita com a adesão das pessoas a esta iniciativa, sublinhando que a realização deste «dia interactivo» com a população da Ilha da Culatra é um «exemplo do que deve ser a enfermagem comunitária», «nós temos de sair dos gabinetes ir ao encontro da população e das necessidades da comunidade». Opinião partilhada pela Enf. Ana Rita Morgadinho, da UCC de Faro, que sublinha que estas acções «ajudam-nos a conhecer melhor a realidade da comunidade e isso permite-nos fazer uma educação para a saúde muito mais benéfica para as pessoas».

Por seu lado o secretário da Junta de Freguesia da Sé, Fernando Dourado, salientando a importância deste tipo de iniciativas «para que as pessoas se sintam apoiadas e saberem que alguém se interessa por elas» agradeceu a disponibilidade dos profissionais da UCC de Faro pela participação na organização destas actividades.  

No mesmo âmbito, a Presidente da Associação de Moradores da Ilha da Culatra, Sílvia Padinha, defendeu que «este isolamento físico que temos por sermos uma ilha» só pode ser «quebrado» com este tipo de acções e por isso, mostrou-se disponível para «apoiar e incentivar no futuro mais actividades deste tipo, sempre importantes para a promoção da saúde da população.»

Uma das actividades proposta às crianças que participaram nestas actividades foi para desenharem um selo sobre o tema "A Culatra no meu Coração", com vista a ser elaborado um selo personalizado.

Deixamos aqui a imagem da ilustração seleccionada para emissão do selo personalizado.




segunda-feira, 30 de maio de 2011

I Exposición de Filatelia y Coleccionismo Algarve Huelva "Onugarve 2011"



Caros colegas,


na sequência da colaboração entre as agremiações filatélicas algarvias e o Círculo de Coleccionismo de Huelva, no passado dia 25 de Maio, o Circulo de Coleccionismo de Huelva procedeu à abertura da «I Exposición de Filatelia y Coleccionismo Algarve Huelva "Onugarve 2011"» que se realizou na Universidade de Huelva.

As coleções patentes são:

  • Transfusão de Sangue: Um pouco de História. - José Geada de Sousa;
  • Homenagem ao Bombeiro - Francisco Galveias;
  • Filatelia e Medalhística - Albano Santos;
  • Sobrescritos do Mundo - Albano Santos;
  • Dinheiro do Mundo - Albano Santos;
  • Arte e a Filatelia - Sandra Santos;
  • Pintores Famosos - Sandra Santos;
  • Traineira Portuguesas - Albano Santos;
  • Pacotes de Açucar: Vários (Portugal / Espanha) - Sandra Santos;
  • Noticiários Filatélicos Franceses - Horácio Rita;
  • Pintores Portugueses em Inteiros Postais - Maria Borralho;
  • O Mundo da Psicologia - Sérgio Pedro;
  • Correio entre a Europa e o Congo - António Borralho;
  • Maximafilia Portuguesa: 1.º dia - Albano Santos;
  • Blocos de Portugal - Albano Santos;
  • Blocos de Moçambique - Albano Santos;
  • Marcas Mundiais de Automóveis - Segundo Machado;
  • Selos Locais de Huelva - José Vázquez;
  • Prémios Nobel - Manuel Sierra;
  • Uniformes Militares e Pintura - Sebastián Cabeza;
  • Coleção Ministrial - Fernando Aguerra;
  • Comboios - António Garrido;
  • Colónias Espanholas - Manuel Currito;
  • História Postal da Guerra Cívil em Huelva - Emilio Cordero;
  • Minerais - Juan Caliani;
  • Carimbos Andaluzes - José Vázquez;
  • A Química e Marie Cúrie - Beatriz Gutiérrez;
  • A Programação de Cinema em Huelva - Antonio Figueredo;
  • Modalidades de Colecionismo -Manuel Garcia.
Para assinalar a exposição foi emitido um carimbo comemorativo e um selo personalizado.
Carimbo Comemorativo


Selos Personalizados

sábado, 28 de maio de 2011

Carta registada Voo Comercial Beja S. Filpe

Caros colegas,


aqui colocamos a imagem de uma carta registada de Beja para S. Filipe em Cabo Verde, no qual foi aposto o carimbo comemorativo referente ao 1.º voo comercial internacional efetuado desde do Aeroporto de Beja.


Verifique-se ainda que no verso foi aposto o carimbo comemorativo referente ao 1.º voo comercial entre S. Filipe e Beja.


Uma peça filatélica muito bonita sem dúvida.


Obrigado ao F. Galveias pelo contributo

sábado, 21 de maio de 2011

Emissão conjunta República da Coreia /Portugal

Caros colegas,


conforme anunciado no plano filatélico dos CTT colocou  em circulação no dia 15 de Abril uma série de selos alusiva aos "50 anos do estabelecimento de relações diplomáticas".


Tendo sido esta uma emissão conjunta também a República da Coreia colocou em circulação uma série de selos alusiva à supra referida efeméride.


Aqui vos deixamos a imagem de um sobrescrito circulado desde da Coreia do Sul, mais concretamente, desde Yangsan (http://maps.google.pt/maps?hl=pt-PT&tab=wl).


Muito obrigado ao Sr. Beong Hak Cheon pela a amabilidade de ter selado a correspondência que me enviou com os selos da emissão conjunta.

Sobrescrito circulado para Portugal desde Yangsan City
Pormenor dos selos

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Exposição "Uma Visita à 1.ª República em Portugal"

Caros colegas,

Integrado nas comemorações da 1ª República em Portugal que decorrerão até final de Agosto de 2011, altura em que se comemoram os 100 anos da 1ª Constituição Republicana do País.

A Sociedade de Geografia, com a colaboração da Federação Portuguesa de Filatelia e do sócio desta Sociedade Pedro Vaz Pereira, irão realizar de 25 de Maio a 17 de Junho de 2011 uma importante e inédita exposição da 1ª Republica.

Esta exposição designar-se-á:

Uma Visita à 1ª República em Portugal

Ao contrário de muitas outras, que se realizaram em 2010, esta será constituída por peças originais da época, sendo o seu guião uma consequência temática a partir das peças existentes.

O guião desta exposição, que passamos a enunciar aborda temas importantíssimos da 1ª República e conforme se expressou é apresentado com peças originais, conferindo uma
riqueza documental  muito importante a esta exposição republicana.

O Trojan, um carro da República.
A 1ª República na “ Ilustração Portuguesa”.
Antecedentes. O 5 de Outubro. A Lei da Separação da Igreja do Estado. As Constituintes. As Instituições Republicanas. As Ditaduras na 1ª República. As Missões Laicas como Factor de Missionação da República. A Grande Guerra 1914-1918. A Monarquia do Norte. Os Homens da República. As Sociedades Secretas. A Sociedade no Tempo da 1ª República. O Fim da 1ª República.

Nesta exposição será ainda emitido pelos Correios de Portugal um bilhete-postal comemorativo da temática republicana deste evento (fig. 1)


Fig. 1



Na entrada da Sociedade de Geografia de Lisboa estará exposto O TROJAN, um automóvel da época da 1ª República, e pertença da colecção particular de António Bravo.

A abertura da exposição será a 25 de Maio, pelas 17 horas e 30 minutos, dia em que os Drs. Eduardo e Luís Barreiros proferirão uma conferência sobre a 1ª Guerra Mundial e apresentarão uma rara e importante colecção de História Postal sobre este assunto.

Estão reunidas todas as condições para que Uma Visita à 1ª República em Portugal seja um momento de grande valia histórica para a nossa cultura, e em especial pela raridade do material que vai ser apresentado na Sociedade de Geografia de Lisboa.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Futebol Clube do Porto e Sporting Clube Braga em selo

Caros colegas, 


conforme já anunciado no blog da Secção Filatélica da AAC e no blog Correio-Mor, no próximo dia 17 de Maio será colocado em circulação um bloco comemorativo da primeira final da Liga Europa 2011 entre duas equipas portuguesas, denominado "Portugal a ganhar". O referido bloco contem 2 selos, um com o logótipo do Futebol Clube do Porto e outro com o logótipo do Sporting Clube de Braga, enquadrados num estádio, cuja a arquitectura é semelhante à do Estádio Dublin Arena, no qual se vai realizar a final da Liga Europa 2011.

Esta emissão de selos trata-se de uma emissão extraordinária que não foi colocada no plano filatélico de 2011.


Saliente-se que o carimbo de 1.º dia será aposto nas cidades de Lisboa, Porto, Funchal, Ponta Delgada e Braga.


quinta-feira, 12 de maio de 2011

Reunião dos Amigos da Filatelia





Caros colegas,


venho por este meio informar que foi marcada uma reunião do grupo "Os amigos da Filatelia", para o dia 17 de Maio de 2011 pelas 18:30, na sede sita Rua José Filipe Alvares n.º 6 2.º Andar direito.


Ordem de Trabalho:
- Balanço da iniciativa com a Saúde Escolar;
- Ponto de situação quanto à mostra filatélica do 5 de Outubro;
- Comemorações do 5.º Aniversário do Núcleo de Filatelia de Faro - ATAF:

  1. Elaboração de catálogo comemorativo;
  2. Elaboração de postais ilustrados;
- Participação na Mostra Filatélica em Huelva;
- Outros assuntos de interesse;


sábado, 7 de maio de 2011

Postal Máximo da Sé de Faro

Caros colegas,


recebemos agora uma peça filatélica (que para alguns poderá não ter muito valor), que foi elaborada aquando da mostra filatélica em Faro (comemorativa dos 550 anos da morte do Infante D. Henrique) em Fevereiro de 2011.


domingo, 1 de maio de 2011

Dia da Mãe

Caros colegas,


neste dia especial, aqui vos deixamos um pequeno apontamento elaborado pelo nosso colega Américo Rebelo sobre o Dia da MÃE.


"Venho por este meio desejar a todas as MÃES DO MUNDO, um dia muito feliz, e em especial para as mães que estão doentes, e as que estão presas (privadas da liberdade). A nossa presença neste mundo, deve-se às mães, por isso, o Dia da Mãe deve ser comemorado todos os dias.

Hoje e sempre, é o dia da mãe
Elas merecem um amor profundo
È das coisas mais belas, que o mundo têm
Pois sem elas, não estaríamos neste mundo"
                                                                                                          Américo Rebelo