O Grupo Sport Benfica, tinha apenas 15 sócios e praticava as modalidades de Ciclismo e Pedestrianismo. Em Outubro criaram uma secção de Futebol, mas como não tinha campo próprio treinavam em terrenos públicos da Luz, e para jogar, alugavam o campo da Quinta da Feiteira.
Ambos os clubes, Grupo Spor Lisboa e Grupo Sport Benfica jogavam no mesmo campo da Quinta da Feiteira, existindo assim um laço de amizade entre os jogadores. Cosme e Damião, era sócio dos dois clubes. No ano de 1908, o Grupo Sport Benfica, mudou o seu nome para Sport Clube e Benfica, sendo o seu Presidente João José Pires. O Sport Clube e Benfica, era um clube que tinha campo próprio, mas não tinha jogadores a altura para formar um clube.
(fig.4) A 2 de Setembro de 1908, em Assembleia Geral do Sport Clube e Benfica, Freire Sobral, propôs a junção dos dois clubes Sport Clube e Benfica e Grupo Sport Benfica. Essa junção veio-se a concretizar a 13 de Setembro de 1908, numa Assembleia Geral simultânea dos dois clubes sendo assim efectivada a tal fusão, sendo criado o novo clube O Sport Lisboa e Benfica (fig. 4 – 1º Emblema do Sport Lisboa e Benfica.) A consolidação clubista não se ficou só pelo futebol mas sim pelo alargamento em diversas actividades desportivas. Dessas modalidades é de salientar o Hóquei em Patins.
1952 – EMISSÃO COMEMORATIVA DO 8º CAMPEONATO DO MUNDO DE HÓQUEI EM PATINS
Desenho: Jaime Martins Barata
Folhas de: 10 x 10 selos
Circulação: De 28 de Junho a 23 Maio de 1955
Papel: Liso, médio a Cartolina
Denteado: 14
Esta modalidade foi introduzida em Portugal pelo Sport Lisboa e Benfica a 3 de Dezembro de 1916, após a junção a este clube do Desportos do Benfica, a 16 de Setembro de 1916. Como diz a História de Portugal, os Descobrimentos Portugueses foram um marco muito importante e único na história da humanidade muito em especial para Portugal durante os séculos XV e XVI. Pois graças a esse passado Portugal ficou conhecido mundialmente por ter navegado por mares desconhecidos vencendo sempre as correntes marítimas desfavoráveis. Ao compararmos a história dos descobrimentos Portugueses com o futebol, podemos concluir que o Sport Lisboa e Benfica (fig 5 – emblema actual), foi o único clube Português que teve um papel muito predominante para a divulgação de Portugal no Estrangeiro sendo responsável pela divulgação de uma obra cultural e desportiva. Graças a esse feito é publicado no jornal “ Diário de Lisboa de 3.05.1962 a seguinte notícia:
(fig. 5)
«Não ignoramos, todavia, que o prestígio de um País também conta. O Benfica, honra lhe seja feita, fez mais nos últimos anos pela propaganda de Portugal no estrangeiro, que todos os organismos oficiais reunidos, para tornar conhecido o nosso País além fronteiras.»
Sem comentários:
Enviar um comentário