Núcleo de Filatelia de Faro

quinta-feira, 25 de março de 2010

Zilda Arns é homenageada pelos Correios

Caros colegas,
apresentamos aqui a emissão Emissão Mercosul 2001 – 2010 / Década da Cultura de Paz – Zilda Arns

Os Correios prestam homenagem à médica Zilda Arns Neumann com a emissão de selo que será lançado no dia 25 de março, na Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz, em Curitiba (PR) e em Forquilhinha (SC), cidade natal da homenageada.

O selo expõe a imagem de Zilda Arns e as logomarcas da Pastoral da Criança, fundada por ela, e do Mercosul. Este selo faz parte da emissão destinada aos países do Mercosul que estão trabalhando motivos filatélicos relacionados ao Encerramento da Década de Cultura da Paz, instituída pela ONU em 2000. Criado pela artista Thereza Regina Barja Fidalgo, terá tiragem de 600 mil exemplares e valor facial de R$ 1,45.

A vida de Zilda Arns

Nascida em uma pequena cidade de Santa Catarina, Zilda Arns formou-se em Medicina e especializou-se em Saúde Pública, Pediatria e Sanitarismo. Dedicou-se, em sua especialidade, a salvar crianças pobres da mortalidade e da desnutrição. Em 1983 fundou a Pastoral da Criança, órgão de ação social da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Neste período, mais de 260 mil voluntários levaram solidariedade e conhecimento sobre saúde, nutrição, educação e cidadania para as comunidades mais pobres, criando condições para que elas se tornassem protagonistas de sua própria transformação social. A Pastoral já acompanhou cerca de 2 milhões de crianças menores de seis anos e mais de um milhão de famílias pobres, em 4.060 municípios brasileiros.

Em 2004, Zilda Arns recebeu a missão da CNBB de fundar e coordenar a Pastoral da Pessoa Idosa. Atualmente, mais de cem mil idosos são acompanhados mensalmente por doze mil voluntários, de 579 municípios, 141 dioceses, em 25 estados brasileiros.

Vítima fatal do terremoto que abalou o Haiti em 12 de janeiro deste ano, Zilda Arns deixou como exemplo a sua história de luta e o seu trabalho em favor da Paz.

Obrigado Daniel pela colaboração.

Sem comentários:

Enviar um comentário