segunda-feira, 14 de setembro de 2009

1.ª Participação de Portugal em Jogos Olimpicos

Portugal participou pela 1ª vez nos Jogos Olímpicos que se realizaram em Estocolmo, capital da Suécia no ano de 1912, denominados “ Jogos Olímpicos de Verão 1912”, Os Jogos, realizaram-se de 5 de Maio a 27 de Junho de 1912, e a estreia de Portugal não foi muito feliz derivado ao falecimento do atleta, Francisco Lazaro que era do Sport Lisboa e Benfica.

O Benfica naquela época ainda era conhecido como “ SPORT LISBOA “ foto do lado esquerdo parte superior. O atleta Francisco Lazaro nasceu em Lisboa no ano de 1888, sendo considerado um corredor de fundo, designação que se usava no seu tempo. Era um jovem muito humilde, sendo a sua profissão carpinteiro. A sua popularidade começou a ser evidenciada no ano de 1908 quando ganhou uma corrida de 24 km, denominada Maratona Portuguesa. Nesse mesmo ano ganhou nova prova “ Fundo de Estrada” no circuito de Linda-a-Pastora.

Derivado a uma doença, esteve impossibilitado de correr durante um ano, reaparecendo em 1910 e consegui ganhar novamente outra prova de maratona. Os seus níveis de popularidade aumentaram cada vez mais, de tal forma que tinha que ter um clube também com grande projecção quer a nível Nacional e Internacional, sendo o BENFICA, onde iniciou a sua carreira como atleta no ano de 1911. Chegou a ser jogador de futebol mas o seu destino estava traçado para a modalidade de atletismo. Dado a sua popularidade, e como representava um clube com grande prestigio, passou a ser considerado como um ídolo quer a nível Nacional e Internacional, sendo seleccionado para representar Portugal pela primeiras vez nos Jogos Olímpicos de Verão de Estocolmo no ano de 1912, na modalidade de atletismo, sendo ele o escolhido para levar o Porta-Estandarte.

No dia 14 de Julho, iniciou-se a corrida da Maratona, e segundo documentos escritos da época, nesse dia estava muito calor, com temperaturas muitas elevadas. Francisco Lazaro não começou a corrida muito bem, mas aos poucos começou a recuperar terreno aos seus adversários. Eram decorridos cerca de 30 km de prova, quando Francisco Lazaro cai, ficando em estado de coma. Foi logo assistido e levado para o hospital, vindo a falecer mais tarde derivado a uma insolação. Por questões burocráticas o seu corpo só regressou a Portugal 2 meses depois, sendo de imediato realizado o seu funeral para o cemitério de Benfica.

Esta morte comoveu o Mundo inteiro muito especial a família Olímpica, de tal forma que o Príncipe Herdeiro da Suécia, Gustavo Adolfo, organizou mais tarde um espectáculo em memória de Francisco Lazaro. O estádio estava repleto de pessoas, sendo a receita entregue a filha de Francisco Lazaro quando esta atingiu a maior idade. Portugal, e, em especial a modalidade de atletismo ficaram mais pobres com a morte deste grande atleta, e nas circunstâncias como foi. “ PAZ A SUA ALMA “.

Nestes Jogos Olímpicos participaram 2407 atletas, em representação de 28 países, repartidos pelos 5 continentes. Portugal participou apenas com 6 atletas nas seguintes modalidades:

Atletismo: Armando Cortesão, António Stromp e Francisco Lazaro

Luta: Joaquim Vital e António Pereira

Esgrima: Fernando Correia.

Segundo documentos escritos da época estes jogos tiveram uma organização muito eficiente, dotada de uma estrutura tecnológica muito avançada para a época. A cerimónia foi inaugurada oficialmente pelo Rei da Suécia, Gustavo V. Foi neste jogos que houve pela primeira vez um espectáculo de variedades, antes da entrada das delegações nacionais presentes neste invento. Esse espectáculo, foi realizado no centro do relvado por duzentos jovens, todos vestidos de branco.

Cerimonia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Estocolmo de 1912

As modalidades desportivas praticadas neste Jogos Olímpicos foram as seguintes:

Nestes jogos destaca-se as provas de ciclismo, com uma distância de 320 km, sendo considerada até a data, a mais longa na história das Olimpíadas, e a prova da meia-final da luta Greco-Romana, que teve a duração de 11 horas. O atleta destes jogos com mais medalhas conquistadas, foi americano Jim Thorpe, Campeão do Pentatlo, tendo vencidas as 5 provas de Decatlo. Outro acontecimento inédito na História das Olimpíadas até a data, foi a participação neste jogos olímpicos de um Presidente de um Comité Olímpico, neste caso da Áustria, tendo ganho uma medalha de prata na modalidade de Esgrima.

No final, a classificação das medalhas destes Jogos Olímpicos Estocolmo 1912, ficou assim ordenada:

  • 1 – Estados Unidos: Total de medalhas 63 – São: 25 de Ouro – 19 de Prata – 19 Bronze
  • 2 – Suécia: Total de Medalhas: 65 – São 24 de Ouro - 24 de Prata – 17 de Bronze
  • 3 - Gra-Bretanha: Total de Medalhas: 41 – São 10 de Ouro – 15 de Prata – 16 Bronze
  • 4 - Finlândia: Total de Medalhas: 26 – São 9 de Ouro – 8 de Prata – 9 de Bronze
  • 5 - França: Total de Medalhas: 14 – São 7 de Ouro – 4 de Prata – 3 de Bronze
  • 6 - Alemanha: Total de Medalhas 25 – São 5 de Ouro – 13 de Prata – 7 de Bronze
  • 7 - Africa do Sul: Total de Medalhas 6 – São 4 de Ouro – 2 de Prata
  • 8 - Noruega: Total de Medalhas 9 – São 4 de Ouro – 1 de Prata – 4 de Bronze
  • 9 - Canadá: Total de Medalhas: 7 – São 3 de Ouro – 2 de Prata – 3 de Bronze
  • 10 – Hungria: Total de Medalhas: 7 – São 3 de Ouro – 2 e Prata – 3 de Bronze
  • 11 – Itália: Total de Medalhas: 6 – São 3 de Ouro -1 de Prata – 2 de Bronze
  • 12 – Austrália: Total de Medalhas: 7 – São 2 de Ouro – 2 de Prata – 3 de Bronze
  • 13 – Bélgica – Total de Medalhas: 6 – São 2 de Ouro – 2 de Prata – 3 de Bronze
  • 14 – Dinamarca – Total de Medalhas: 12 – São 1 de Ouro – 6 de Prata – 5 de Bronze
  • 15 – Grécia – Total de Medalhas: 2 – São 1 de Ouro – 1 de Bronze
  • 16 – Rússia – Total de Medalhas: 5 – São 2 de Prata – 3 de Bronze
  • 17 – Áustria – Total de Medalhas: 4 – São 2 de Prata – 2 de Bronze
  • 18 – Países Baixos – Total de Medalhas – 3 – São 3 de Bronze.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:

  • História dos 50 Anos do Desporto Português
  • Enciclopédia do Jornal “ Benfica Ilustrado
  • Fotobiografia do Sport Lisboa e Benfica
  • Enciclopédia do S.L.Benfica – 100 anos de Glória
  • Diversas Enciclopédias Sobre Jogos Olímpicos
  • Diversos Jornais Desportivos

Elaborado por: Américo Rebelo

Sem comentários:

Ligações

Related Posts with Thumbnails