domingo, 13 de setembro de 2009

Selos Personalizados e Postais do Sitio Arqueológico de Alcalar



Na sequência das imagens referentes ao postais e selos personalizados anteriores apresento agora as imagens do sitio arqueológico de Alcalar.

"A paisagem que se estende para Norte da restinga de Alvor, pelo hinterland da orla costeira até aos contrafortes da Serra de Monchique e que é atravessada, de Norte a Sul, pelas ribeiras da Torre e Farelo (confluindo na actual ribeira de Alvor), e de Odiáxere-Arão, constitui um território com uma ampla gama de recursos económicos que foram aproveitados pelos grupos humanos que ali habitaram entre o V e o II milénios antes da nossa era.

O mais extraordinário conjunto monumental desse território foi localizado no último quartel do século XIX junto à pequena localidade de Alcalar e tem sido, desde então, investigado por diversas gerações de arqueólogos, sendo, hoje, mundialmente conhecido. Trata-se de um grande habitat do período Calcolítico, com cerca de 20 ha, provido de recintos com fossos e muralhas, autêntico lugar central geograficamente implantado de forma assumidamente privilegiada e visualmente controlável numa área que poderemos considerar de charneira entre a serra e o mar. A este habitat está directamente associada uma necrópole megalítica, polinucleada, constituída por cerca de duas dezenas de sepulcros com mamoa, destrinçáveis entre si pelo eclectismo das soluções arquitectónicas encontradas para a sua edificação e explorados, em momentos diferentes, por diversos arqueólogos, desde a sua descoberta em 1880. Em articulação com este conjunto monumental, localizaram-se outros habitats periféricos de menor área e outros núcleos sepulcrais com estes aparentemente associados.

Espelhando a diversidade cronológica e funcional deste conjunto de monumentos, encontramos desde o tholos com cripta rematada em falsa cúpula, passando pela edificação do dólmen concretizada com monólitos de arenito de consideráveis dimensões, até ao hipogeu escavado artificialmente na rocha para enterramento colectivo.

Vários factores terão, certamente, contribuído para a prolongada ocupação humana nesta área. A diversidade de meios de subsistência propiciou, entre outras actividades, a exploração piscatória e marisqueira da ria. A presença de diversos recursos hídricos - incluindo água potável -, apropriava-se perfeitamente à prática da agro-pecuária baseada na exploração cerealífera e hortícola, com recurso ao regadio. Além disso, a caça abundante e a existência de variadas matérias-primas essenciais, quer como material de construção, quer como de fabrico dos mais variados artefactos, revelaram-se elementos cruciais para a fixação de populações nesta área específica durante um tão longo espaço de tempo.

Encontram-se musealizados – sendo visitáveis – os monumentos 7 e 9 da necrópole, estando porém este último ainda em curso de escavação arqueológica. Os monumentos 1 a 4 situam-se em propriedade do Estado e são acessíveis aos visitantes. Os restantes monumentos situam-se em propriedades particulares, com acesso condicionado à prévia autorização dos respectivos proprietários. O centro de apoio a visitantes do conjunto monumental calcolítico foi concluído em 2000, no âmbito da filosofia de intervenção nos monumentos arqueológicos visitáveis, tendente a criar infra-estruturas imprescindíveis ao melhoramento da explicação e interpretação dos sítios visitados, ao mesmo tempo que a regular e disciplinar os fluxos de visita, o que, neste caso, implicou a construção de uma obra nova de raiz, segundo projecto dos arquitectos José Daniel e João Santa-Rita."

Informação retirada de: http://www.ippar.pt/monumentos/sitio_alcalar.html

Sem comentários:

Ligações

Related Posts with Thumbnails