quinta-feira, 19 de maio de 2011

Exposição "Uma Visita à 1.ª República em Portugal"

Caros colegas,

Integrado nas comemorações da 1ª República em Portugal que decorrerão até final de Agosto de 2011, altura em que se comemoram os 100 anos da 1ª Constituição Republicana do País.

A Sociedade de Geografia, com a colaboração da Federação Portuguesa de Filatelia e do sócio desta Sociedade Pedro Vaz Pereira, irão realizar de 25 de Maio a 17 de Junho de 2011 uma importante e inédita exposição da 1ª Republica.

Esta exposição designar-se-á:

Uma Visita à 1ª República em Portugal

Ao contrário de muitas outras, que se realizaram em 2010, esta será constituída por peças originais da época, sendo o seu guião uma consequência temática a partir das peças existentes.

O guião desta exposição, que passamos a enunciar aborda temas importantíssimos da 1ª República e conforme se expressou é apresentado com peças originais, conferindo uma
riqueza documental  muito importante a esta exposição republicana.

O Trojan, um carro da República.
A 1ª República na “ Ilustração Portuguesa”.
Antecedentes. O 5 de Outubro. A Lei da Separação da Igreja do Estado. As Constituintes. As Instituições Republicanas. As Ditaduras na 1ª República. As Missões Laicas como Factor de Missionação da República. A Grande Guerra 1914-1918. A Monarquia do Norte. Os Homens da República. As Sociedades Secretas. A Sociedade no Tempo da 1ª República. O Fim da 1ª República.

Nesta exposição será ainda emitido pelos Correios de Portugal um bilhete-postal comemorativo da temática republicana deste evento (fig. 1)


Fig. 1



Na entrada da Sociedade de Geografia de Lisboa estará exposto O TROJAN, um automóvel da época da 1ª República, e pertença da colecção particular de António Bravo.

A abertura da exposição será a 25 de Maio, pelas 17 horas e 30 minutos, dia em que os Drs. Eduardo e Luís Barreiros proferirão uma conferência sobre a 1ª Guerra Mundial e apresentarão uma rara e importante colecção de História Postal sobre este assunto.

Estão reunidas todas as condições para que Uma Visita à 1ª República em Portugal seja um momento de grande valia histórica para a nossa cultura, e em especial pela raridade do material que vai ser apresentado na Sociedade de Geografia de Lisboa.

Sem comentários:

Ligações

Related Posts with Thumbnails