domingo, 21 de dezembro de 2008

A Filatelia é Gira é publicitada na página do Município de Loulé

Estimados colegas,
transcrevo aqui integralmente a notícia divulgada pelo Município de Loulé.
Desde já apelo à participação de todos na divulgação deste eventos.


Loulé acolhe Projecto "Um Selo para a Cidade Educadora"

Está a ser desenvolvido por vários serviços da Câmara Municipal de Loulé, mas que pretende aliar também entidades da sociedade civil, como é o caso do Núcleo de Filatelia de Faro, CTT ou os estabelecimentos de ensino do Concelho, o projecto "Um Selo para a Cidade Educadora".

Desenvolver nos jovens o espírito de persistência e de pesquisa face ao coleccionismo, bem como explicar às novas gerações a importância que o selo teve para a comunicação e formação da sociedade enquanto actualmente perde valor postal e adquire valor comemorativo face à importância das novas tecnologias de informação são os principais objectivos desta iniciativa que irá integrar diversas actividades.

Assim, o Arquivo Municipal de Loulé recebe, entre 2 e 30 de Março de 2009, a 1ª Exposição "A Filatelia é Gira / Loulé Cidade Educadora". Neste âmbito, será emitido um carimbo alusivo à inauguração da Exposição, que será colocado por uma funcionária dos CTT no dia 2 de Março em toda a correspondência que sair da edilidade. Será igualmente emitido um envelope alusivo a esta efeméride.

Nos dias 3, 10 e 17 de Março, às 10h00, vão decorrer, para os alunos do 4º ano, no espaço da Exposição, visitas guiadas onde se falará sobre a história e a importância dos correios e dos selos no quotidiano das populações.

Vão realizar-se também visitas guiadas a esta Exposição, para a população em geral, promovidas pelos Serviços Educativos da Divisão de Cultura e História Local, nos dias 6, 13 e 20 de Março, às 10h00 e às 15h00.

No dia 21 de Março, às 15h00, está prevista uma conferência, no Arquivo, destinada ao público em geral e em especial aos docentes que acompanharam o projecto.

Ainda durante o mês de Março, a Divisão de Educação vai divulgar junto das turmas do 4º ano das escolas do 1º ciclo do Ensino Básico o Concurso "A História da Minha Terra / Loulé Cidade Educadora". O objectivo é que os alunos façam, individualmente, um desenho sobre este tema, que gostariam de ver revertido na forma de selo. As propostas serão entregues pelas escolas à Autarquia, durante o mês de Maio. Entretanto, em Junho, um júri constituído por um elemento dos CTT de Loulé, um elemento do Núcleo de Filatelia de Faro e um artista plástico, vai eleger o desenho que pelo seu conteúdo, mensagem e qualidade artística mereça ser editado sob a forma de selo. Todas as propostas vão ser expostas na Galeria da Praça do Mar, em Quarteira, durante o mês de Agosto, durante a 2ª Exposição "A História da Minha Terra / Loulé Cidade Educadora", numa organização da Divisão de Cultura e História Local.

A proposta premiada será revertida em selo personalizado e em postal alusivo. Ainda durante o mês de Agosto vai sair uma flâmula nos CTT de Loulé e de Quarteira (que será colada a toda a correspondência) que faz menção à Exposição "A História da Minha Terra / Loulé Cidade Educadora".


Terça, 16 Dezembro 2008

link para a página onde está publicada a notícia.
http://www.cm-loule.pt/index.php?option=com_noticias&id=3394

Saudações filatélicas

Sem comentários:

Ligações

Related Posts with Thumbnails