quarta-feira, 21 de maio de 2008

Exposição de coleccionismo em Vila Real St.º António

Estimados colegas caso tenham possibilidade vão ver esta exposição de colecconismo pois para além de ser muito interessante é muito bonita.
Sem duvida alguma justifica um passeio de Fim de Semana.

Desde já parabens aos colegas de Vila Real de Santo António.

Noticia retirada do Diário do Alentejo (por António Geada)
A secção de coleccionismo de Vila Real de Santo António, após um interregno de vários anos, inaugurou na passada segunda-feira (12), uma exposição de coleccionismo.
Os visitantes podem apreciar uma panóplia de artigos de colecção, que vão desde a filatelia até à numismática, notafilia e medalhística, porta-chaves, esferográficas, isqueiros, caixa de fósforos, isqueiros, ímanes, peixes, conchas e ainda um sem número de outros objectos.
As peças expostas estão divididas por sectores, vendo-se filatelia nos sectores 3, 4 e 7; porém, é nos expositores do sector 4 que se encontra o maior número de participações de filatelia, nomeadamente as seguintes: expositor 1: 500 Anos do Azulejo em Portugal e Barcos; expositor 2: Pintores Célebres, Uniformes Militares/Escudos de Armas; expositor 3: Angola e Cabo Verde, Guiné, Flora (flores) e Fauna (aves); expositor 4: Palops – Moçambique e S. Tomé e Príncipe e ainda Fauna (Gatos e Cães); expositor 5: Insectos (Borboletas) Fauna (Cavalos), e ainda Transportes Terrestre e Aviação/Espacial; expositor 6: Desporto (Mundial de Futebol 2008)/Euro 2004 e ainda algumas folhas de "Diversos"; expositor 7: África (Máscaras, Trajes Típicos e Animais Selvagens) e Castelos de Portugal; expositor 8: Cinema, Insectos e Bilhetes Postais; expositor 9: Sobrescritos de 1º dia de Portugal e de outros países.
A inauguração, como atrás se referiu, foi no dia 12, véspera do feriado municipal, e foi antecedida da inauguração de duas viaturas de transporte de doentes, acidentados ou não.
A ocasião também foi aproveitada para homenagear um dos seus antigos directores, José Manuel Pereira, distinto filatelista que foi responsável pela Secção de Filatelia dos Bombeiros. Este bombeiro/filatelista foi também director do "Jornal do Algarve".
A exposição decorre no salão nobre dos Bombeiros, está integrada nas Festas da Cidade e pode ser visitada diariamente até dia 1 de Junho das 8 às 12 nos dias úteis, e a partir das 19 horas aos sábados e domingos.
O primeiro carimbo comemorativo de Vila Real tem a data de 14 de Dezembro de 1974 e celebrava o 2º centenário da elevação da povoação a cidade.
A partir de 3 de Setembro de 1977, data em que inaugurou a sua I Quinzena Filatélica, e até 1991, a Secção de Filatelia dos Bombeiros Voluntários promoveu inúmeros certames de filatelia e esteve na origem de quase todos os carimbos comemorativos do tema Bombeiros que os correios produziram.
A realização desta exposição deve-se à iniciativa de um grupo de filatelistas residente na cidade e que pretende reactivar a, há muito inactiva, secção de filatelia da corporação. Deste grupo de entusiastas destacam-se os filatelistas Francisco Galveias, Horácio Matoso e Albano Parra.

Saudações Filatélicas,

Sem comentários:

Ligações

Related Posts with Thumbnails