domingo, 23 de agosto de 2009

António Pedro - Centenário do Nascimento


Estimados colegas,

Como é do conhecimento de muitos este ano os CTT lançaram mais uma temática, nomeadamente, os Vultos da História e da Cultura (Teatro Português), a primeira homenagem será a António Pedro.

António Pedro da Costa (Cidade da Praia, 9 de Dezembro de 1909Moledo, Caminha, 17 de Agosto de 1966) foi um encenador, escritor e artista plástico português.

Frequentou o Instituto Nuno Álvares, da Companhia de Jesus, em La Guardia, após o que ingressou naUniversidade de Lisboa, tendo frequentado a Faculdade de Direito e a Faculdade de Letras, não concluindo nenhum dos cursos. Foi para Paris, onde chegou a estudar no Instituto de Arte e Arqueologia da Universidade de Sorbonne.

Com uma forte ligação ao teatro, foi director do Teatro Apolo (Lisboa) em 1949 e director, figurinista e encenador do Teatro Experimental do Porto entre 1953 e 1961. Entre 1944 e 1945, foi crítico de arte e cronista da BBC em Londres.

Percursor do movimento surrealista português, na década de 1940, ao lado de Mário Cesariny, integrou a I Exposição Surrealista em Lisboa.

Viveu os últimos anos em Moledo, uma praia junto a Caminha.

Grande parte da sua obra como pintor perdeu-se aquando dum incêndio no eu atelier.

Retirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/António_Pedro

A série emitida é composta por um selo e um bloco comemorativo aos 100 anos do nascimento de Antonio Pedro, o selo tem um valor facial de 0.32 centimos e será impresso em folhas de 50 unidades com uma tiragem de 330.00, o bloco tem valor facial de 3.16 € e serão emitidos 60.000 unidades.

Sem comentários:

Ligações

Related Posts with Thumbnails