domingo, 13 de dezembro de 2009

500 Anos da Casa Perfeitissima - Mosteiro da Madre de Deus

Caros colegas,

no passado dia 09 de Dezembro foi colocado mais um inteiro postal em circulação, desta vez alusivo aos 500 Anos do Mosteiro da Madre de Deus, também conhecido por Casa Perfeitissima.

O Mosteiro da Madre de Deus foi fundado em 1509 por iniciativa da Rainha D. Leonor (1458-1525), mulher de D. João II e irmã do Rei D. Manuel I, e cedo se afirmou como um espaço de excepção no contexto português.

Imbuída do espírito da Devotio Moderna, ou da procura de uma relação mais directa com Deus, D. Leonor foi uma personagem ímpar do universo intelectual e mecenático da Europa do Renascimento. A sua actividade como mecenas, que permitiu tornar o Mosteiro da Madre de Deus num dos mais ricos de Lisboa e do reino, é relembrada nesta exposição que junta peças oriundas de várias partes do continente europeu. São peças de pintura, iluminura, cerâmica, têxteis e escultura, que aliam à qualidade técnica uma riqueza iconográfica e de sentido que importa revelar e analisar no entendimento que se pretende desenvolver da figura da própria Rainha e do lugar a que ficou associada.



Agradeço ao Ex.mo Sr. Eng. Carlos Silvério pelo envio do Inteiro Postal

Sem comentários:

Ligações

Related Posts with Thumbnails