segunda-feira, 18 de maio de 2009

O Mundo das Águias através da Filatelia

Estimados colegas aquise apresenta mais uma artigo disponibilizado por Américo Rebelo.

O Mundo da àguias através da Filatelia

As Águias são aves de rapina diurna que se encontram espalhadas pelos cinco continentes. São notáveis pela sua força e bravura, por serem muito corpulentas, pela capacidade de voo e acuidade visual. Dentro da classe das aves, são consideradas as aves mais fortes e corajosas. Dentro deste grupo existem várias famílias, nas quais estão representadas diversas espécies que pertencem a dois tipos de ordens. Umas à Ordem dos Falconiformes e outras à Ordem dos Ciconiformes. Normalmente a fêmea é maior que o macho, ambos têm a cabeça coberta com penas, o bico é forte e curvilíneo que lhe permite rasgar e trucidar as suas presas. As asas são arredondadas e as patas são fortes com garras robustas. Todas as espécies são excelentes voadoras e o seu habitat é variável, podendo ser em zonas de coníferas, folhosas e por vezes nas montanhas.

A sua alimentação é a base de pequenos mamíferos, que captura durante o dia, elevando-se a grandes altitudes, e plana durante horas até conseguir visualizar a presa, lançando-se depois num voo picado sobre a vítima, capturando-a de seguida. Dentro desta classe existem espécies de grandes dimensões que se alimentam de carne putrefacta Na época da reprodução o casal efectua simultaneamente diversas paradas nupciais, sendo sempre a iniciativa do macho. O ninho é volumoso sendo construído no alto de uma árvore, ou nas escarpas das montanhas. Normalmente cabe ao macho de ir buscar os materiais, e a fêmea é que constrói o ninho. Fazem uma postura por ano, nos meses de Fevereiro a Maio pondo em média 1 a 2 ovos brancos manchados de castanho, sendo a sua incubação de 43 a 45 dias feita sempre pela fêmea. A maioria das águias é sedentária permanecendo no seu território toda a vida. O tempo de duração de vida das águias varia entre os 40 a 50 anos. 

SIMBOLOGIA DA ÁGUIA

A simbologia da Águia é a “ Força da Grandeza, da Bravura da Protecção da Magnificência e do Poder Real.”. Razão pela qual desde a antiguidade até aos nossos dias a Águia está representada das mais e variadas formas e em todas as partes do Mundo.

Dentro da Maçonaria, os usos dos símbolos da humanidade têm como objectivo ilustrar e transmitir os seus ensinamentos. “ Dentro desses símbolos existe o da Águia que significa a habilidade dos seus condutores quanto ao manejo da Arte do uso para mostrar o caminho justo, recto ao seu obreiro.”

A Nível do desporto Nacional, a “ Águia está representada num dos melhores clubes de Portugal e do Mundo, o Sport Lisboa e Benfica. “ O emblema representa a vivacidade, a alegria, e grandeza, a autoridade e a independência que sempre caracterizaram este clube. A roda da bicicleta representa uma das modalidades que este clube teve e que felizmente continua a ter, que é o ciclismo.

A Frase “ Pluribus Unum “ quer dizer “ Um por todos, todos por um “. 








O Sobrescrito 1º Dia é alusivo à dupla vitoria do Sport Lisboa e Benfica na Taça dos Clubes Campeões Europeus.1960/1961 – 1961/1962. Tem o carimbo 1º dia e os  selos da respectiva emissão 5.02.1963 

Filatelicamente, as águias estão representadas em várias emissões de selos de vários países do mundo, como alguns exemplares aqui demonstrados.

AGUIA PESQUEIRA

 (Pandion Haliaetus)

Ordem: Ciconiformes

Família: Pandionideos

Portugal – 1995 Ano Europeu da  Conservação da Natureza








199 – Fauna  Espanhola em vias de extinção             










Suécia – 1992 – Aves da Ribeira do Báltico  


                                                       






Carta circulada do Sri Lanka para Portugal com dois selos alusivos a duas espécies de aves. O selo de 4.50 (castanho) do lado esquerdo, representa a Coruja das Torres (Tyto Alba) que pertence a Ordem dos Strigiformes e à Família dos Tytonodae.

O selo azul (lado direito) representa a Águia Ventre Rocho (Aquila Kienerii), que pertence a Ordem dos Ciconiformes e à Família Accipitriidae. 











Israel – 1985 – Bloco de Selos de Israel, referente a diversas Aves de Rapina

Sem comentários:

Ligações

Related Posts with Thumbnails