quinta-feira, 23 de abril de 2009

Visitas de do Papa João Paulo II vistas pela filatelia

Na sua passagem pelo Porto, a 12.05.80 João Paulo II, numa das suas homilias, disse a seguinte frase, a uma multidão de trabalhadores que o esperavam “ O Trabalho serve para servir o homem e não o contrário”.
Carta circulada de Lisboa para o Porto em 04.04.2007 com selo impresso, eferente ás comemorações dos 90 anos das Aparições de N. Sr.ª de Fátima (1917 – 2007), e à Igreja da Santíssima Trindade.



O Santuário de Fátima, têm um significado muito especial para qualquer cristão do mundo, independentemente da sua cor, da sua raça, do seu estatuto social. Para João Paulo II, como peregrino que foi, e um grande devoto de N. Senhora de Fátima disse numa entrevista sobre o seu atentado o seguinte: “ Fui salvo por intercessão de Nossa Senhora de Fátima, e senti que uma mão divina desviou as balas “. O Papa Peregrino continua a sua caminhada pelo mundo fora, e, de 2 a 10 de Março 1983, inicia uma viagem à América Central, tendo o avião que o transportava feito uma paragem técnica por umas horas em Lisboa no dia 2 de Março, aterrando por volta da meia-noite. Como era de esperar uma multidão de pessoas estavam no aeroporto à sua espera, João Paulo II, fez uma curta homilia invocando a sua “ Fé e Devoção a Nossa Senhora de Fátima” dizendo o seguinte:
“ Como a pessoa responsável pela mensagem de Cristo, que é acima de tudo uma mensagem de paz, venho até vós num atitude de diálogo com respeito por tudo que é humano. Mas a recordação indelével da minha visita a Fátima em Maio do ano passado, uma estada que é ao mesmo tempo essencialmente pastoral religiosa e Mariana na sua natureza, está ainda muito viva. Durante esta breve escala na “ Terra de Santa Maria”, quero renovar o meu apelo para que a “ mensagem” que nos chega de Fátima possa ser escutada, uma mensagem que coincide com a chegada do iminente ano do Jubileu da Redenção, ecoando “ Nossa Senhora da Mensagem”. Repeti no meu apelo que a Redenção é sempre mais poderosa que o pecado do homem e o “ pecado o pecado do mundo “, e que e Redenção finalmente ultrapassa todos os tipos do mal que possam existir no homem no mundo. “Peregrino entre peregrinos “, tive ocasião de dizer então que vim com o nome de Nossa Senhora nos lábios e com o cântico de misericórdia no coração. Uma vez mais no papel de peregrino os pensamentos que me guiam são os mesmos, e os meus lábios falam de plenitude que trago no coração: O Amor de Deus rico em misericórdia; O poder da Redenção de Cristo; Nossa Senhora, Mãe da nossa confiança; e amor e paz entre os homens”.




João Paulo II na cadeia com Agca
No dia 23 de Dezembro 1983 João Paulo II, visita a Cadeia de Rebibba, dando exemplo a todo o Mundo, como cristão que é seguidor de Pedro, perdoando o homem turco de nome “ Agca “, que o tentou matar no atentado de 13 de Maio 1981 na Basílica de S.Pedro. Segundo documentos escritos, Agca, mostrou-se arrependido do que fez, e mais tarde, numa entrevista, ele disse que contou ao Santo Padre, o porque desse acto criminoso. João Paulo II nunca falou publicamente da conversa tida com Agca, pois a intenção foi perdoar-lhe.

Ligações

Related Posts with Thumbnails