quinta-feira, 23 de abril de 2009

Visitas do Papa João Paulo II vistas pela filatelia

A 13.05.2000, João Paulo II, visita pela terceira vez o Santuário de Fátima, tendo estas visita dois momentos de grande importância para História de Fátima que foi a Beatificação dos pastorinhos, Jacinta e Francisco por João Paulo II e a revelação do “ 3º Segredo de Fátima que estava relacionado com o atentado de João Paulo II. Em relação ao mistério deste segredo o Vaticano divulgou a seguinte nota que passo a descrever:

“Conforme divulgou o Vaticano, o terceiro mistério anunciado pela Virgem aos pastores era a imagem de um bispo vestido de branco que caminhava entre os corpos de mártires caídos ao chão, aparentemente mortos, sob uma chuva de disparos. A Praça de São Pedro é rodeada de imagens de santos e mártires. A revelação do mistério encerrou décadas de suposições, muitas delas relacionando o segredo a profecias apocalípticas como o fim do mundo. Neste mesmo ano, o Papa conseguiu realizar uma das viagens que mais queria, através da Terra Santa, Israel”.






Para assinalar esta efeméride, os C.T.T. de Portugal emitiram uma emissão de selos a 12.05.2000, intitulada “ Visita a Portugal de Sua Santidade o Papa João Paulo II “ O selo é de dupla taxa 52$00 e € 26.00, sendo desenhado por Luís Duran, impressos na Litografia Maia – Porto, em folhas de 50 selos com denteado de 12 X12 ½, papel esmalte e teve uma tiragem de 1.000.000. Paralelamente a emissão, foi lançado um FDC – Subscrito 1º Dia.
Nesta sua 3 ª passagem por Fátima, e última, João Paulo II disse as seguintes frases relacionadas com o 3º Segredo de Fátima que passo a descrever:


"Gostaria de falar mais uma vez sobre toda a bondade que o Senhor teve por mim, quando me salvou da morte quando fui gravemente ferido em 13 de Maio de 1981", disse João Paulo II. "Exprimo também o meu reconhecimento à bem-aventurada Jacinta pelos sacrifícios e pelas orações que ela ofereceu pelo Santo Padre que ela tinha visto sofrer tanto".

Dos muitos factos curiosos na vida de Sua Santidade, foi no dia 14 de Fevereiro 1988, quando visitava uma Paróquia de Roma, uma criança que perguntou-lhe o seguinte:
Porque viajas tanto?
E o Santo Padre respondeu-lhe: Porque o Mundo não está aqui! “Não leste o que disse Jesus? Ide e evangelizai o mundo inteiro” Por isso eu viajo pelo mundo inteiro.


Dos vários momentos marcantes na vida de João Paulo II, é de salientar a sua coragem e humildade de pedir perdão ao Mundo no primeiro Domingo da Quaresma no ano de 2000, pelos pecados que a Igreja Católica cometeu ao longo da sua História como por exemplo: A escravatura, a opressão e humilhação da mulher, a cruzadas, e as dolorosas torturas praticadas pela Inquisição e o ódio aos Judeus. Desde essa altura João Paulo II sempre lutou por uma Igreja mais correcta, e a sua reconciliação para a viragem de um novo milénio.

No princípio do ano de 2001, é confirmado oficialmente que o Santo Padre sofria de uma doença “ Mal de Parkinson “, que é uma doença neurológica que não têm cura. Os sintomas desta doença são tremores nos braços, nas pernas e por fim na cabeça. O estado de saúde de João Paulo II foi-se agravando cada vez mais, acabando por falecer a 2 de Abril de 2005 as 21h37, no seu apartamento do Palácio Apostólico do Vaticano.

“ PAZ A SUA ALMA “

BIBLIOGRAFIAS CONSULTADAS:

João Paulo II – Crónicas em Imagens - Circulo de Leitores
Um Papa Peregrino - Colecção Vida Cultura –Livros do Brasil
João Paulo II - Dialogo com os Homens
Porque Viajas Tanto – Aurora Miguel
Selos Postais E Marcas Pré – Adesivas – Catalogo da Afinsa.
Várias Revistas de Filatelia

Elaborado por: Américo Rebelo


Ligações

Related Posts with Thumbnails