quinta-feira, 16 de abril de 2009

Visitas de João Paulo II a Portugal Vista pela filatelia (1.º artigo)

Estimados colegas,
na sequência de estudos anteriores, publicamos agora um estudo sobre o Papa João Paulo II.

Tendo em atenção o tamanho do estudo ele será publicado em duas partes.



A Palavra “ Papa “ deriva do latim papa ou pappa – papá ou tutor, que deriva do grego páppas que é uma forma carinhosa de “ pai “. O Papa é considerado o Sucessor de S.Pedro, por isso é o chefe supremo da Igreja Católica, chefe do Estado Vaticano e da Igreja Latina. O Papa é eleito por votação secreta através dos cardeais com menos de 80 anos de idade, e que ficam reunidos durante uns dias em Conclave (palavra que deriva do latim cum clave, que significa = chave) isto é reunidos em clausura muito inflexível e rigorosa sendo impedidos de comunicarem com o exterior até ser escolhido o novo papa. João Paulo II, cujo o seu nome era Karol Józef Wojtyła, nasceu a 18 de Maio de 1920 em Wadowice, localidade que ficava situada a sul da Polónia, e faleceu no Vaticano a 2 de Abril de 2005. Desde o Século XVI, que não era eleito um Papa que não fosse Italiano, pois o último era de origem Neerlandês que se chamava Adriano VI. João Paulo II sucedeu a João Paulo I, e foi o primeiro papa de origem polonesa, tendo sido nomeado como Sumo Pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana a 16 de Outubro de 1978, cargo que desempenhou até a sua morte. Durante este século foi o único papa que ocupou a cadeira de Pedro mais tempo que foram cerca de 28 anos. Seu pai de nome Karol Wojtyła , era um oficial do exército dos Habsburgos, e a sua mãe de nome Emilia Kaczorowska, não trabalhava por motivos de doença, vindo a falecer em 1929 com uma doença nos rins. João Paulo II entrou para a escola primária a 15 de Setembro de 1926, terminando em 1930, entrando depois para um liceu masculino cujo o nome era Marcin Wadowita. Desde criança João Paulo II, mostrou muita inclinação para a vida religiosa, indo a missa todos os dias os 7 da manha, tornando-se acólito na igreja de Maria, sendo nomeado mais tarde pelo pároco Wadowice como chefe dos acólitos. Durante a sua juventude João Paulo II sempre mostrou um grande entusiasmo pelo teatro, tendo sempre como base o apoio à resistência polaca contra o nazismo. Pela música popular, pelo futebol, tendo jogado numa equipa amadora de Wadowice. Pelas artes literárias polacas, tendo iniciados os estudos em filologia (era uma disciplina, da qual se tinha que ter vários conhecimentos para se poder interpretar e conhecer determinados textos literários, baseados no estudo da língua e os fenómenos culturais de um povo) e linguística polaca.
Tinha um irmão mais velho formado em medicina, que faleceu a 5 Dezembro 1931 com a doença da escarlatina. No ano de 1938 após ter terminado o liceu secundário, muda-se com seu pai para Cracóvia, matriculando-se depois na Faculdade de Filosofia da Universidade de Jagelónica. Em Junho de 1939 faz o exame intermédio em Filosofia Polaca, terminando mais tarde a instrução militar na Legião Académica. Com os 22 anos sofre novo desgosto na sua vida, que foi a morte de seu pai em Fevereiro de 1941, passando por momentos difíceis. João Paulo II, tinha uma veia poética e após o felecimento de seu pai escreveu o seguinte poema:
“ Sei que sou pequeno/ Mas há outros ainda menores que eu/ Ele me escolheu, Ele me lança nas cinzas/ Ele pode fazer isso – mas por quê? / Por que fazer isso comigo? / Ele é o provedor “

Independentemente da perda dos seus familiares mais directos, a Polónia estava envolvida também na Segunda Guerra Mundial, (1939 – 1945), tendo sido a guerra que causou mais vitima inocentes em toda a história da Humanidade. A sua caminhada para Sacerdote acontece em 1942, quando informou o Arcebispo de Cracóvia a decisão de seguir a vida sacerdotal.
Inteiro Postal, emitido pelos CTT de Portugal, assinalando Os 25 Anos de Pontificado de João Paulo II



Derivado à Segunda Guerra, João Paulo II, inicia os seus estudos para a vida sacerdotal em segredo. Após ter concluído os seu estudos João Paulo II é ordenado Padre a 1 de Novembro de 1946 pelo Cardeal Sapieha. Após ser ordenado padre, João Paulo II , continuo os seus estudos, indo para Roma para se formar em Teologia. Em Outubro de 1954, João Paulo II é convidado a dar aulas na Faculdade de Filosofia da Universidade, cargo que desempenhou durante três anos. Em Dezembro de 1956 inicia o terceiro ano na Universidade, sendo nomeado para o cargo de Regente da Cadeira de Ética, cargo que desempenhou ate 1978, ano em que foi eleito Papa. No ano de 1978, faleceu o Papa João Paulo VI. Após novo Conclave, é eleito novo Papa, o Cardeal Albino Luciani de 65 anos de idade e que tinha a alcunha de “ Papa Sorriso “, sendo nomeado como João Paulo I, que viria a falecer passado 33 dias da sua eleição. È feito novo Conclave, e João Paulo II é os escolhido como novo Papa, sendo nomeado a 16 de Outubro de 1978. A 22 de Outubro do mesmo ano foi investido como Sumo Pontífice, assumindo então desde essa a data o nome de João Paulo II.


Na figura em baixo pode ver-se o Escudo Pontifico do Papa João Paulo II. Através deste Escudo pode-se ver o seu amor profundo e devoto a Santa Maria, pelo facto de ter a letra “ M”, de Maria debaixo da Cruz, que significava “ A Mãe que estava ao pé da Cruz.” Após esta data começa a longa caminhada de João Paulo II, de ir pelo mundo inteiro a pregar o Evangelho, seguindo os passos do apóstolo Pedro, que também andava pelo mundo a pregar a Palavra de Deus.


A 13 de Maio de 1981, João Paulo II sofreu um atentado na Praça de S. Pedro, não podendo efectuar mais visitas durante esse ano. Nos princípios de 1982, João Paulo II começa com a sua longa caminha pelo mundo e a 13 de Maio de 1982, visita pela 1ª vez Portugal fazendo uma visita muito especial ao Santuário de Fátima, agradecendo a Nossa Senhora de Fátima, pelo facto de não ter morrido no atentado que tinha tido no ano anterior. Para comemorar este invento os C.T.T. de Portugal lançaram uma emissão de Selos intitulada: “ Visita de S.S. o Papa João Paulo II a Portugal de 12 a 15 de Maio de 1982 “

Bloco de Selos

A emissão é composta por três selos, com os seguintes valores: 10$00, (tiragem de 3.000.00) 27$00 (tiragem de 27.000) e 33$50 (tiragem de 1.000.00). Os selos foram desenhados por: José Cândido, e impressos na Litografia Maia do Porto em folhas 50 selos, com denteado de 13 ½ Foram postos em circulação a 13.MAI.82 e retirados a 31.AGO.1982. Junto com a emissão os CTT lançaram um bloco com 2 séries e um FDC (sobrescrito 1º dia).

Na figura em baixo do lado esquerdo, encontra-se FDC – Sobrescrito 1º dia circulado do Porto para o Porto em 13.05.1982, registado com o Nº 0474, e com o Carimbo 1º Dia da Emissão sobre os selos e o Carimbo Filatelia sobre a etiqueta de registo datado 13.05.82.

Na sua estadia em Fátima João Paulo II “ O Papa Peregrino “ alcunha como ficou conhecido, teve nova tentativa de atentada, por um padre Espanhol, Juan Fernandez Krohn, mas felizmente, os agentes de segurança agiram a tempo e detiveram o referido padre. Depois destes dois atentados, João Paulo II, numa das suas orações no Santuário de Fátima disse a seguinte frase: “ Tudo na vida do ser humano é determinado por Deus”. Para João Paulo II os atentados que foi vitima, em especial o segundo que felizmente não teve nenhumas consequências graves, que foi no dia das aparições de Nossa Senhora de Fátima, o percurso da sua vida aos longos dos tempos, não foram coisas que aconteceram por acaso, mas sim “ aconteceram com determinações de Deus. O destino do Mundo é traçado pelo plano de Deus”. Segundo documentos escritos da época de quando Nossa Senhora de Fátima apareceu aos Pastorinhos de Fátima disse-lhes que “ O Santo Padre iria sofrer muito no Mundo”.


Dia 23 de Abril será publicada a segunda parte deste estudo


Ligações

Related Posts with Thumbnails