terça-feira, 21 de abril de 2009

Proposta de passeio para o dia 25 de Abril 2009

Como muitos de vós já devem ter conhecimento no dia 25 de Abril próximo serão inauguradas em Beja (Rua Poeta Afonso Lopes Vieira, n.º 15) pelas 14:30 duas exposições organizadas pelo o Núcleo de Coleccionismo do Centro Cultural e Desportivo do Hospital José Joaquim Fernandes (CCD-HJJF) e pela Universidade Senior de Beja (USB).
A exposição apresentará as seguintes colecções:

Madeira Pérola do Atlântico - Joaquim Cortes;

Datas Históricas da Cidade de Lisboa - da Reconquista ao 25 de Abril - Joaquim Cortes;

O Benfica através da Filatelia - Américo Rebelo;

Templo de Diana - António Cristovão;
Breve História da Pintura - António Piçarra;

Pintores e Pinturas - Francisco Galveias;
Pintura e Pintura Moderna - José da Costa Lemos.

Para além destas colecções estará ainda patente um conjunto documental, bibliográfico e iconográfico relacionado com o Convento e o seu fundador. (colecção apresentada por Leonel Borrela).

Estará ainda disponível um catálogo que apresenta dois artigos, nomeadamente "O pintassilgo visto através da filatelia e do coleccionismo", da autoria de Américo Rebelo, e outro de Leonel Borrela, intitulado "O 550.º aniversário do Real Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição de Beja e a emissão de um inteiro postal e dois carimbos".
A exposição organizada pela Universidade Sénior de Beja, decorre na Galeria de Exposições Temporárias da Casa da Cultura e mostra o capítulo dedicado ao "Estado Novo", de uma colecção de História de Portugal.

Saliente-se que nesta mostra existirão dois carimbos comemorativos e um inteiro postal.
O tema do inteiro postal e um dos carimbos será alusivo aos 550 anos da fundação do Real Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição de Beja.

A temática supra referida será ainda utilizada num dos carimbos comemorativos, sendo que o outro é alusivo ao D. Fernando 1.º Duque de Beja.
Pelo que é apresentado tudo aparenta que vamos ter uma exposição muito interessante.

Por isso já sabem se não tiver ainda nenhum programa para o 25 de Abril aproveitem a visitar Beja e estas duas exposições.

Saudações filatélicas,
Informação retirada:

Sem comentários:

Ligações

Related Posts with Thumbnails