segunda-feira, 13 de abril de 2009

O Coleccionismo

O COLECCIONISMO

Colecção: È um substantivo feminino, que consiste na reunião de objectos da mesma natureza. Deriva do Latim collecione.
Coleccionador: É um substantivo masculino, que é aquele que colecciona
Coleccionar: É a forma do verbo coleccionar, em que consiste em reunir, ou fazer uma colecção. Deriva do Latim collectione

Conforme podemos constatar em termos gerais uma colecção é uma reunião de vários objectos que tenham características comuns entre si. O coleccionismo é um hobby em que consiste seleccionar determinados objectos relativos a uma colecção. O coleccionismo é muito diversificado, pois pode-se fazer diversos tipos de colecções como por exemplo:

Colecções de selos
Colecções de postais
Colecções de miniaturas de automóveis
Colecções de charutos,
Colecções de pacotes de açúcar
Colecções de obras de arte
Colecções de livros temáticos
Etc., etc., etc.,

Existe pois uma variedade de tipos de colecções, pois depende sempre do gosto de cada pessoa, das posses monetárias e do tempo que poderá dedicar a sua colecção.
O coleccionador, ao coleccionar ou fazer diversos tipos de colecções está sempre a preservar o nosso património cultural, sendo como um peregrino à procura dos objectos que mais lhe interessa, para engrandecer e enriquecer a sua colecção. A outra vertente positiva do coleccionismo, é o tipo de amizades que se podem fazer, conseguindo cultivar e descobrir outros interesses que de outra forma passariam despercebidos.



Bibliografias consultadas:

Dicionário da Língua Portuguesa
Diversas Enciclopédias




Elaborado por: Américo Rebelo

Sem comentários:

Ligações

Related Posts with Thumbnails