segunda-feira, 13 de abril de 2009

O Mundo da Filatelia

O MUNDO DA FILATELIA

A palavra “ FILATELIA “, gramaticalmente é um substantivo feminino, que deriva do grego, sendo a união de duas palavras “ PHILOS + ATÈLIA “ que significa a paixão ou o amor do estudo no que diz respeito ao que é “ FRANCO e LIVRE “ ou seja no que se refere a franquia.

O selo adesivo foi introduzido nos correios após a reforma postal na Grã-Bretanha e concedido por Sir Rowland Hill. O primeiro selo começou a circular na Grã-Bretanha a 6 de Maio de 1840 com as taxas de 1 Penny e 2 Pence. Em Portugal os primeiros selos foram postos a circular no dia 1 de Julho de 1853 com a efígie de D. Maria II, nas taxas de 5 e 25 reis.

A filatelia é um hobby, que consiste no estudo e coleccionismo de selos postais e outras peças filatélicas, mas sempre com o objectivo de formar colecções. Graças ao desenvolvimento que a filatelia teve, existem hoje no mundo filatélico diversas associações filatélicas. Segundo vários documentos escritos, em Portugal a primeira associação filatélica teve o seu início em Março de 1888, e era denominada como Associação dos Coleccionadores de Selos. Decorridos alguns anos foi criada em Viana do Castelo a Sociedade Filatélica Vianense, e em 1895 foi fundada em Évora a Sociedade Portuguesa de Timbrologia. Com a rápida evolução do mundo filatélico houve necessidade de se criar alguma disciplina a nível mundial, que definisse as regras a seguir na filatelia de todos os países. Perante tal situação foram criadas as Federações Nacionais e Internacionais.

O termo utilizado para se designar varias modalidades de coleccionismo de selos, chama-se Classe Filatélica. O órgão máximo pelo qual a filatelia se rege é A Federação Internacional de Filatelia (FIP), que reconhece para fins de participação em exposições filatélicas qualquer colecção que se enquadre numa das seguintes classes:

1 – AEROFILATELIA – É a classe que estuda todos os documentos postais transportados por meios aéreos.

2 – ASTROFILATELIA – È a classe que estuda todos os documentos técnicos e científicos relacionados com a pesquisa espacial

3 – CLASSE ABERTA – É uma colecção em que o coleccionador pode organizar, desenvolvendo um determinado assunto de acordo com a sua imaginação e criatividade obedecendo as duas regras fundamentais:

3.1 – O material filatélico, tem que ser aproximadamente de 50% na totalidade da participação
3.2 – O material não filatélico não pode ter uma espessura superior a 5 mm, afim de poder ser colocado nos quadros exposicionais.

4 – FILATELIA JUVENIL – É uma categoria aberta a todos os expositores com idades até os 21 anos, dividida em três classes etárias “ A “ , “ B “ ou “ C “, ou de acordo com a sua idade da seguinte forma:
Classe etária “A” – Jovens com idades dos 13 aos 15 anos
Classe etária “B” – Jovens com idades dos 16 aos 18 anos
Classe etária “C” – Jovens com idades dos 19 aos 21 anos
Todas as normas foram estabelecidas ao abrigo dos artigos 5.6 e 6.4 do Regulamento Geral das Exposições FIP (GREX)

5 – FILATELIA TEMÁTICA – É um estudo de um tema relacionado com selos postais que o coleccionador pretenda organizar de acordo com a sua imaginação ou criatividade, como por exemplo:
Colecção Temática de Aves
Colecção Temática de Aviões
Colecção Temática de figuras celebres, etc., etc.,

6 – FILATELIA TRADICIONAL – È o coleccionismo de todas as peças filatélicas relacionadas com selos postais, tendo um estudo especializado não tendo nenhuma limitação a temas ou a uma peça filatélica específica.

7 – HISTÓRIA POSTAL – É o coleccionismo e estudo de documentos ou objectos postais transportados por um serviço postal oficial, privado ou local.

8 – INTEIROS POSTAIS – São peças filatélicas, especificamente postais em que impresso o valor do porte sob a forma de selo-fixo ou com a indicação de pré-franqueamento. Existem diversos inteiros postais como por exemplo:
Cartas postais aonde estão incluídos os aerogramas.
Sobrescritos
Bilhetes Postais
Cartões Postais
Cintas de Jornais

9 – LITERATURA FILATÉLICA – Engloba todo o material filatélico impresso relativo a selos, História Postal e diversas formas de coleccionar. Dentro desta classe filatélica existem vários exemplos como:
Manuais
Monografias
Bibliografias
Vários Artigos de Pesquisa
Catálogos de exposições ou especializados, etc., etc.

10 – MARCOFILIA – É uma classe filatélica que consiste num estudo de marcas postais ou seja “ CARIMBOS “, que se encontram divididos em 4 grupos:
10.1 - CARIMBOS MANUAIS ORDINÁRIOS
Numéricos
Obliteradores
10.2 - CARIMBOS MANUAIS ESPECIAIS
Ambulantes
Comemorativos
Correio Aéreo
1º Dia de Circulação
Posta Rural
Correio Marítimo
De Recurso
Publicitários
Correio Militar (Militar / Guerra)
10.3 - CARIMBOS MECÂNICOS OU FLÂMULAS
Mudas
Com Texto
Ilustradas
Franquias
10.4 - OUTROS
Pré-adesivo
Marcas Postais (censurado, devolução, registado, etc)
Marítimo
Aéreo
Terrestre especial
Ambulâncias postais / comboios
11 – MAXIMAFILIA – É uma classe filatélica que engloba num estudo de Postais-Máximos. O Postal-Máximo, é uma peça filatélica composta por três elementos, que são:
Selo
Postal
Obliteração (Carimbo)

Estes três elementos englobados no postal, têm que apresentar entre si o máximo de concordância de motivo, lugar e tempo. O Postal ilustrado deve ser idêntico ao motivo do selo, e o carimbo terá que ser especificamente da localidade mais apropriada.

Exemplo: Postal Máximo sobre Camões – O Postal e o Selo terão que ser alusivos ao Camões. O carimbo poderá ser referente ao local aonde nasceu ou morreu ou ainda aonde passou parte da sua vida.

12 – PRÉ – FILATELIA – È o estudo das peças circuladas antes da existência do selo postal. Dado que não havia selos, as cartas ao serem colocadas nos correios, eram carimbadas com um carimbo nominal. Caso não fosse posto esse carimbo nominal o mesmo era substituído pela designação por extenso ou abreviada mas manuscrita da respectiva localidade. Essa correspondência seguia com o porte a pagar pelo destinatário, ou seja, o destinatário para receber essa correspondência teria que pagar uma determinada importância que era aplicada no canto superior direito. Essa importância era manuscrita ou através de um carimbo.
As vezes o porte era paga pelo remetente, e nestes casos os funcionários dos correios ponham o carimbo “ FRANCA “ (cartas destinadas a entidades isentas de pagamento do porte) ou “ PAGOU O PORTE “.
A correspondência registada era sempre paga pelo remetente, sendo aplicado o carimbo “ SEGURAS “ ou “ SEGURO “ e o respectivo carimbo da localidade.

13 – UM QUADRO – Refere-se as colecções, cujas as peças são escassas, e o estudo desenvolvido, não se pode apresentar em mais que um quadro.

14 – SELOS FISCAIS – Uma colecção de selos fiscais é composta por selos novos ou usados, em relevo, directamente impressos ou adesivos, emitidos sempre com a autorização de uma entidade governamental.


Elaborado por: Américo Rebelo


Bibliografias consultadas:

Diversos artigos sobre filatelia
Diversos Catálogos sobre filatelia
Revistas da Filatelia Lusitana
Revistas da Associação Portuguesa de Maximafilia
Revista Selos e Moedas do Clube dos Galitos de Aveiro
Artigos dos Maximafilistas Portugueses
Artigo de René Rodrigues da Silva (Exposição Filatélica Aveiro – 2007)
Artigo do Presidente da Federação Portuguesa de Filatelia, Pedro Vaz Pereira no
Curso de Filatelia da Fundação Albertino Figueiredo para a Filatelia – 13.3.2006
Artigos do Curso de Filatelia e Coleccionismo 2007, organizado pela Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva, orientado pelo Presidente da Federação Portuguesa de Filatelia, Pedro Vaz Pereira e pelo Jurado Eduardo José Oliveira e Sousa

Sem comentários:

Ligações

Related Posts with Thumbnails