sábado, 4 de julho de 2009

O SPORT LISBOA E BENFICA VISTO ATRAVÉS DA FILATELIA

Caros colegas, como sabem por aqui temos estado com pouco de trabalho e como tal não tem sido possível publicar as notícias com a regularidade que gostariamos.

Deixo-vos aqui mais um excelente artigo do Ex.mo Sr Américo Rebelo.

O artigo será publicado em 8 vezes para permitir uma mais fácil publicação sendo que o número dois será publicado na quarta-feira.


O SPORT LISBOA E BENFICA VISTO ATRAVÉS DA FILATELIA

A modalidade do futebol, foi introduzida em Portugal no ano de 1888, através de Guilherme Ferreira Pinto Basto, tendo sido realizado o 1º encontro na cidade de Cascais, em Outubro de 1888. Este homem foi o grande responsável pela criação do Clube Lisbonense no ano de 1889, do Grupo Pinto Bastos em 1903 e do Clube Internacional em 1905.

Na cidade do Porto, destacou-se outra figura responsável pela introdução do futebol em Portugal, António Nicolau de Almeida, que Fig. 1) era funcionário da firma exportadora de Vinho do Porto, da qual seu pai era o dono. Viajou com ele várias vezes em para Inglaterra, para tratar de negócios, e trouxe também para o Porto a moda do futebol. Em Setembro de 1893, fundou o Futebol Clube do Porto.

Na cidade de Lisboa, o futebol começou a ter uma expansão muito divulgada, tendo sido criadas várias secções de futebol, nos clubes, Real Gymnásio Club no ano de 1889 e na Real Casa Pia de Lisboa no ano de 1890. Em Fevereiro de 1904 um grupo de antigos Casapianos, o grupo de amigos Catataus, e da Associação do Bem resolveram após um jogo, formar um grupo de futebol, tendo decorrido uma reunião na Farmácia Franco, para assim decidirem as directrizes a tomar para a constituição do futuro clube.

Um dos grandes impulsionadores desta reunião foi o famoso Cosme Damião que era um grande apaixonado pelo futebol. Nesta primeira reunião foi decidido o seguinte:

  1. Eleger para Presidente da Comissão Administrativa José Rosa Rodrigues.
  2. Adoptar o nome de Grupo Sport Lisboa (fig. 1).
  3. As cores do equipamento teriam que ser vermelho e branco, pois traduzia alegria, vivacidade e entusiasmo.
  4. O Símbolo do emblema teria que ser uma Águia, (fig.2). A simbologia da Águia é a “ Força da Grandeza, da Bravura da Protecção da Magnificência e do Poder Real.”. Razão pela qual desde a antiguidade até aos nossos dias a Águia está representada das mais e variadas formas e em todas as partes do Mundo.
  5. Adoptar como divisa a palavra: e pluribus unum o quer dizer: Um por todos e todos por um
  6. Só podem ser admitidos jogadores

(fig. 2) - Postal Máximo – Selo 2005- Grandes nacionais.

Clubes de Futebol Centenários – S. L. Benfica

Carimbo Ordinário – Benfica (Lisboa) 16.6.2008

Este clube tinha uma boa organização, e nos jogos todos os jogadores aplicavam-se a 100%, tendo sido eleito em 1906 pela Imprensa como “ o melhor clube da capital”.

A 26 Julho de 1906, é fundado em Benfica o Grupo Sport Benfica, (fig. 3) sendo José Duarte o Primeiro Presidente. (fig. 3)


Sem comentários:

Ligações

Related Posts with Thumbnails