segunda-feira, 13 de julho de 2009

O SPORT LISBOA E BENFICA VISTO ATRAVÉS DA FILATELIA

Como tudo na vida, existem momentos altos e baixos e o Sport Lisboa e Benfica também passou por esses momentos. Numa crónica de um antigo director do Benfica, Ribeiro do Reis disse o seguinte:

«Só pode ter história quem tiver um passado. O Benfica felizmente, pode orgulhar-se de possuir um passado que é uma autêntica lição.»

No ano de 1911 ingressou no Sport Lisboa e Benfica o atleta Francisco Lazaro, que venceu o 1º Cross Country Nacional, a Maratona dos Jogos Olímpicos Nacionais e o Grande Prémio do Sport Grupo Progresso. A 14 de Julho de 1912, Francisco Lazaro representa Portugal pela primeiras vez nos Jogos Olímpicos de Verão de Estocolmo de 1912, (fig. 6) na modalidade de atletismo, sendo ele o escolhido para levar o Porta-Estandarte. Nesse mesmo dia, iniciou-se a corrida da Maratona, com temperaturas muito elevadas para a época.

(fig. 6) Francisco Lazaro, não começou a corrida muito bem, mas aos poucos começou a recuperar terreno aos seus adversários. Eram decorridos cerca de 30 km de prova, quando Francisco Lazaro caiu, ficando em estado de coma. Foi logo assistido e levado para o hospital, vindo a falecer mais tarde derivado a uma insolação.

A carta que está em cima, (fig. 7) circulou de Lisboa (Benfica) para o Porto em 18 DEZ. 2008, com um selo de Francisco Lazaro. Estes selos foram lançados em parceria com o Comité Olímpico Portugal e os CTT no ano de 2008, através do novo produto dos Correios de Portugal “ meuselo “ que retrata a participação de todos os atletas portugueses medalhados nos Jogos Olímpicos de 1912 a 2008. (fig. 7)

Na década de 1960, o Sport Lisboa e Benfica aumentou ainda mais o seu prestígio quer Nacional e Internacional, conquistando por duas vezes consecutivas a Taça dos Clubes Campeões Europeus nos anos de 1960/1961 e 1961/1962., estando depois presente nas finais dos anos 1963, 1965 e 1968.

Na figura Nº 8, encontra-se um Postal Máximo triplo de José Águas com a Taça do Campeões Europeus. O selo e o carimbo comemorativo (5 FEV.1961 – C.T. T. Lisboa) são da emissão:

1963 – DUPLA VITÓRIA DO SPORT LISBOA E BENFICA

NA TAÇA DOS CLUBES CAMPEÕES

Ligações

Related Posts with Thumbnails